OTONIEL BADJANA É CAMPEÃO AFRICANO DE PESO E DISCO

Partilhar está notícia nas redes sociais.

 ‘Conquistou duas medalhas de ouro na categoria de juniores–prova da Região 2 em Banjul’

O atleta guineense da modalidade de atletismo (lançamento de peso e disco), Otoniel Costa Badjana, sagrou-se no último fim-de-semana campeão africano no lançamento de peso e disco nos dias 11 e 12 do mês em curso em Banjul (Gâmbia).

A proeza valeu ao atleta guineense duas medalhas de ouro na prova da (Região 2 Africana) na categoria de juniores.

“Muito obrigado aos meus colegas de treino Jessica Inchude Egner eAgílio Luís Silvia Cruz”. Foi assim que começa por agradecer a todos incluindo o seutreinador Luís e ao presidente da Federação, Renato Pappy Moura.

“ Os meus agradecimentos são ainda extensivos a todos que me apoiaram nas duas provas!!! Obrigado”, acrescenta.

Na página pessoal do atleta na rede social-facebook, lê-se igualmente “ no dia 11 de junho sagrei-me campeão africano CEDEAO no lançamento de peso e ontem (12 de junho), sagrei-me campeão no lançamento de disco com 46.48m.  Duas medalhas de ouro para Guiné-Bissau!!! QUE VENHA MAIS!!!”

Dados disponíveis indicam que o internacional Guineense representou o SportingClube de Portugal durante três anos na mesma modalidade, e agora representa o Sport Lisboa e Benfica.

Foi campeão de Portugal durante quatro anos seguidos na modalidade de lançamento de peso, conseguindo as seguintes marcas: como iniciado 4kg teve 16.98 metros, Juvenil 5kg 18.08 metros, Júnior 6kg 17.44 metros efoi o primeiro atleta guineense a qualificar-se com “mínimos” para o campeonato do mundo de Juvenis em Colômbia. Depois da Colômbia,participou nos campeonatos de mundo de junioresque teve lugar naPolónia.

Otoniel Costa Badjana foi o 5º Classificado nos Campeonatos de África e nos Jogos Africanos em 2014 e 2015, respectivamente, nadécima primeira ediçãode Jogos Olímpicos na categoria de Juvenis.

O campeão de África, região 2 na categoria de juniores, pretende participar em campeonatos regionais e nacionais (Lisboa Portugal), competições para as quais o atleta é tido desde já como favorito às vitórias com grande margem. Neste momentoOtoniel Costa Badjana tem 49 medalhas conquistadas na sua conta própria.

Por: Aguinaldo Ampa