CUDUTAR YALA E WINDJABA GOMES SAGRAM-SE CAMPEOES DA PROVA MASCULINO E FEMININO DO CICLISMO

Partilhar está notícia nas redes sociais.

Cudutar Cul Yala sagrou-se este domingo, 20 de Agosto, quarta vez campeão da prova nacional de ciclismo ao nível masculino, por vencer a prova da modalidade que começou de Quinhamel à chapa de Bissau, cerca de 40 km, e Windjaba Longa Gomes venceu a prova feminina, de Aeroporto à Chapa, cerca de cinco km.

O ciclista guineense, Cudutar percorreu de Quinhamel até capital guineense em tempo record de uma hora, quatro minutos e vinte e quatro segundo, seguido de Rofino Yalá que obteve record de uma hora, quatro minutos e cinquenta e seis segundo e Dabana Yalá figurou na terceira posição com tempo de uma hora, quatro minutos e 58 segundos.

A prova insere-se no quadro da primeira participação do país na pré-eliminatória para fase final do campeonato de mundo da modalidade de ciclismo na Argentina no Janeiro do próximo ano.

Porem, a prova serviu para preparar os ciclistas nacionais para que possam estar a altura do torneio, e que possam fazer uma boa prestação, onde o país será representado por dois atletas, um masculino e uma feminina.

A corrida teve também camada feminina, que teve inicio na rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, com meta fixada também na chapa. Onde Windjaba Longa Gomes arrebatou o premio da campeã com tempo de 15 minutos, a frente de Luana Oreana Silva Fonseca, com tempo de 16 minutos e 26 segundos e Djariato Baldé figurou na terceira posição.

A competição masculina começou às 16 horas, com partida em Quinhamel, e apesar da forte chuva que caia sobre aquele sector do país, a população local encheu a avenida principal para aplaudir e animar os ciclistas. O que deu uma força anímica aos mesmos, sobretudo, Cudutar, que superou a chuva e conseguiu numa hora mais quatro minutos e 26 segundos cortar a meta.

20986548_1483348375093276_1639477767_nDepois de cortar a meta, campeão nacional disse estar satisfeito, por mais uma vez conseguir a proeza de quatro vezes campeão da prova nacional do ciclismo.

Dedicou ainda a vitoria, ao presidente do ciclismo e todos os membros da federação e de forma especial a sua família.

O campeão nacional pediu apoio do Estado guineense à modalidade, sobretudo, nas materiais desportivas, nomeadamente, bicicletas profissionais e outros materiais para a prática do ciclismo.

Yalá prometeu fazer uma boa prestação na pré-eliminatoria para mundial, caso for selecionado para representar o país.

Provavelmente, Cudutar Yalá será um dos ciclistas a representar a Guiné-Bissau, na competição devido aos seus feitos nas estradas do país.

Por outro lado, a vencedora da prova feminina, Windjaba Windjaba Longa Gomes, disse sentir muito feliz, considerando que do inicio nunca pensou que poderia vencer a corrida.

Visivelmente emocionada, Windjaba Gomes dedicou a vitória ao seu treinador, Ivanildo, sem no entanto alongar mais.

Importa referir que o campeão nacional, Cudutar Yalá foi vencerdor das provas Farim/ Bissau, Mansoa/Bissau e da prova denominada “Setembro vitorioso” organizada pela federação de ciclismo em parceria com o PAIGC.

Recorda-se que os três vencedores da prova masculina receberam taças e da prova feminina receberam diplomas de mérito.

ogologb

texto: odemocrata