BULA E BENFICA VENCEM NA PRIMEIRA JORNADA MARCADA COM 4 BOICOTES

Partilhar está notícia nas redes sociais.

A primeira jornada do campeonato da primeira divisão ficou marcada com quatro ausências, devido ao boicote do colectivo dos Clubes comprometidos com a “verdade desportiva”.

Os jogos de Sporting Clube de Bafatá e Pelundo, Lagartos de Bambadinca e Balantas de Mansoa, União Desportiva Internacional de Bissau frente a Desportivo de Farim e Sonaco e Flamengo de Pefine, não foram realizados pela decisão de colectivo dos 21 clubes “ comprometidos com a verdade desportiva” em boicotar o campeonato, para exigir a verdade desportiva.

O colectivo exige transparência na gestão dos fundos doados pela FIFA e a CAF, uma novela que vinha decorrer desde as denúncias de desfio de fundos na instituição federativa do país, feitas por Inun Embaló, antigo membro de Comité Executivo da Federação de Futebol e candidato derrotado no último congresso.

Entretanto, 5 clubes das primeiras divisão que integram o grupo não marcaram as suas presenças nos estádios para os seus respectivos encontros da jornada.

É o caso de Farim que nem chegou a viajar para Capital para defrontar a UDIB, e Balantas de Mansoa não deslocou para Bambadinca e Pelundo também não esteve em Bafatá. Pefine viajou até Sonaco, mas este não compareceu no seu próprio estádio.

E apesar da providência cautelar interposto pelo colectivo dos 21 clubes, foram realizadas pelo menos dois encontros da primeira jornada. Nesse particular, o Comité Executivo alega não ter recebido nenhum documento do tribunal sectorial de Chão de pepel que suspendia os jogos.

Porem, dentro das quatros Linhas, Nuno Tristão Futebol Clube de Bula goleou Sporting de Guiné-Bissau por 3-1 e Benfica de Bissau visitou e venceu Lobos de Canchungo por 1-0, este sábado, 25 de Novembro, nos jogos da primeira jornada do campeonato nacional da primeira divisão, marcada com quatro boicotes.

Nuno Tristão surpreendeu os leões e goleou por 3-1 com golos de Morlai Camará (Pauleta) que bisou nos 20 e 43 minutos e Tigana aos 56 minutos e o golo de honra dos verdes e brancos foi apontado por intermédio de Ditchon aos 77 minutos.

Numa partida com pouca intensidade, em que os primeiros 45 minutos foram equilibrados, mas com a ligeira vantagem dos nortenhos que conseguiram impor a sua lei.

Os rapazes de Mister Gelo geriram a posse de bola e conseguiram concretizar as oportunidades criadas e logo na primeira parte já venciam por 2-0, Pauleta nas duas ocasiões levou resultado confortável aos balneários.

No reatar, os verdes e brancos pereciam mais determinados e começaram a controlar a partida e assumir as grandes iniciativas de ataque, mas a organização defensiva de Bula não permitiu a penetração, pelo menos nos minutos iniciais da etapa complementar.

Bula só saía na contra ataque e a passagem de minutos 56 Tigana apareceu a frente de guardião leonino e fez 3-0, na sequência de cobrança de livre a entrada da grande área leonina. O atacante levantou o mais alto e de cabeça fez o terceiro golo da tarde.

Depois várias tentativas, Sporting reduziu aos 77 minutos por Ditchon que isolou-se e rematou para defesa de guarda redes de Bula e na recarga fez o golo de honra leonina e fixou o resultado final para 3-1.

Na final de partida, o técnico de leões, Abulai Soares Cassama (Axi Roger) não prestou declarações a imprensa, alegando não ter a autorização da direcção do clube para a falar aos jornalistas.

Por sua vez, o treinador de Bula, Mister Gelo disse que a sua equipa está de parabéns por conseguir alcançar o principal objectivo do encontro que era de vencer a partida e conquistar os primeiros três pontos.

O treinador disse ainda que não tinham certeza se o campeonato teria o seu inicio esta semana, dado que o mesmo tinha sido marcado para semana passada e ficou adiado para esta. Nesse sentido o jovem técnico disse que apesar de preparar o jogo na incerteza, conseguiram vencer a partida e garantiu lutar para três pontos em cada jornada e fazer as contas no fim.

A jorna encerra, já no domingo, entre Cavalos Brancos de Cuntum e os Estivadores de Portos de Bissau, no estádio Lino Correia, quando forem as 16h00.

Por: Alcene Sidibé