SPORTING DE BISSAU RENASCE DAS CINZAS E ARRANCA PRIMEIRA VITORIA

Partilhar está notícia nas redes sociais.

Sporting Clube de Guiné-Bissau renasce das cinzas ao arrancar este sábado, 27 de janeiro, a sua primeira vitória no campeonato, frente ao seu congénere de Bafata por uma bola a zero, no tapete sintético do estádio Lino Correia.

Depois de seis jogos, (Sporting esteve de folga na 5ª jornada) os leões de capital aprovam sabor da vitória na presente época desportiva e consequente conquista de cinco pontos fruto de dois empates, duas derrotas e uma vitória.

A partida contava para 7ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão, em que a bancada principal do estádio estava muito bem composta, apesar de não se pode dizer o mesmo para o resto das duas bancadas.

Muito cedo os leões de Bissau mostraram ambiciosos e determinados para fazer pazes com os seus adeptos e brindou-os com o golo madrugador logo aos sete minutos do encontro por intermedio do seu avançado, Ibu, numa bela jogada de contra ataque.

Volvidos quinze minutos, Sporting de Bafatá conseguiu equilibrar a partida, mas na verdade não conseguiu criar uma única oportunidade clara de golo, durante todos os primeiros 45 minutos.

Aos 40 minutos do jogo, Sporting de Bissau podia aumentar a vantagem por intermedio de Alfucene, num grande pormenor técnico do antigo jogador de Benfica, que de calcanhar fez a bola passar ao lado do poste direito a defesa de guarda-redes de Bafatá.

Dois minutos depois, aos 42 Ditchom perdeu grande oportunidade de dilatar a vantagem ao receber e cabecear sem nexo.

Porem, o balneário trouxe alguma ascendência a equipa de leste. Os comandados de Toni Basinas regressaram mais determinados em chegar ao pelo menos ao empate. Mas a primeira oportunidade de golo pertenceu o emblema de bissau.

No minuto 58, Umaro desperdiçou grande oportunidade aumentar a vantagem leonina ao atirar por cima, um verdadeiro frango da defensa de Bafatá, Sene que falhou um corte e deixou Umaro na cara de guarda-redes.

Os rapazes de Pedro Dias aumentaram a intensidade no jogo jogando toda a largura do retângulo de jogo e na diagonal e geriram bem a posse de bola.

Mas contudo, Bafatá não baixou os braços tentou sempre que possível incomodar o meio campo e a linha defensiva dos donos da casa.

Aos 72 minutos a defesa de Bafatá atrasou a bola ao seu guarda-redes que por sua vez, agarrou o esférico e arbitro não hesitou e assinalou um livre indireto dentro da grande área dos forasteiros.

A tarefa de Bafatá tornou ainda mais complicada com a expulsão do seu treinador. Toni Basinas recebeu a ordem de expulsão por árbitro da partida Gilberto Santos, por contestação ao lance.

No tempo regulamentar, Bafatá podia empatar o jogo depois de beneficiar de uma grande penalidade aos 92 minutos desperdiçada pelo seu capitão, Detna. Ao qual, o guarda-redes de Sporting de Bissau, Zaza defendeu com classe.

Assim sendo, Sporting Clube de Guiné-Bissau conquista a primeira vitória da temporada por uma bola a zero, volvidos seis jornadas depois.

Noutros encontros deste sábado foram registados só empates. Benfica que tinha grande oportunidade de assaltar a liderança da prova isoladamente, já que o líder UDIB está de folga na jornada, não foi além de empate no pleno estádio Ansumane Queita diante de Nuno Tristão FC de Bula por uma bola.

Salienta-se que o estádio nacional 24 de Setembro recebeu o seu primeiro encontro da época, na qual também foi verificado empate entre Estivadores de Portos de Bissau e FC de Pelundo às zero bolas.

No Estádio Titina Sila, Farim e Balantas de Mansoa empataram, também, a zero no derby oincá.

Lobos de Canchungo recebeu e empatou também a zero bolas, o flamengo de Pefine recém-promovido a primeira liga nacional.

Cavalos Brancos de Cuntum e Lagartos de Bambadinca enceram a jornada este domingo no estádio lino correia.

Resultados completos da 7ª jornada:

Portos de Bissau 0/0 FC Pelundo

Sporting CGB 1/0 SC. Bafatá

CDR Farim 0/0 B. Mansoa

  1. Canchungo 0/0 Flam. Pefine

NTFC. Bula 0/0 SB. Benfica

UDIB/ folga

Domingo:

  1. Cuntum/ Lag. Bambadinca

Classifica

  1. UDIB————12 pontos
  2. Benfica———12 pontos
  3. Portos———–11 pontos
  4. Mansoa———-11 pontos
  5. Pelundo——–11 pontos
  6. Bula————-10 pontos
  7. Canchungo—–8 pontos
  8. Pefine———–8 pontos
  9. Bambadinca—-7 pontos menos um jogo
  10. Sporting—5 pontos
  11. Sc bafata—5 pontos
  12. Cuntum—-3 pontos menos um jogo
  13. Farim—–3 pontos

FONTE/ ODEMOCRATA