CAN’2019: ‘DJURTINHOS’ EMPATAM [2-2] COM ‘ÁGUIAS’ DE NIGÉRIA

Partilhar está notícia nas redes sociais.

A seleção nacional sub’20 de futebol (‘Djurtinhos’) empatou [2-2] na tarde deste sábado, 12 de Maio 2018, diante das ‘Águias’ da Nigéria, numa partida disputada no Estádio Nacional ‘24 de Setembro’, relativamente à primeira mão da eliminatória de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2019), a realizar-se no Níger.

Os golos da Guiné-Bissau foram apontados pelo homem do jogo, Mada Alberto Pereira aos 53 minutos e aos 62. Os dois tentos do avançado dos juniores do Desportivo das Aves aconteceram numa altura em os ‘Djurtinhos’ perdiam por duas bolas sem resposta.

A etapa inicial do encontro foi dominada pelos nigerianos, que abriram o placar logo aos 28 minutos por intermédio de Alalade Abdul Azyz Wasiu, este mesmo jogador que mais tarde ampliou o marcador a favor dos visitantes para [2-0] aos 34 minutos, num belo chapéu ao guarda-redes da Guiné-Bissau, Babagaldé Baldé que estava ligeiramente adiantado.

Numa partida onde camilas onze (11) marcaram a diferença, ambos bisaram no jogo desta tarde, abrindo assim uma possibilidade de passagem para a fase seguinte para as duas seleções, que irão se defrontar na segunda mão agendada para o próximo dia 18 de Maio em Nigéria [data a confirmar].

Guiné-Bissau reduziu aos 53 minutos num chute fora de área de Mada, que bisou na partida aos 63 minutos num golaço através de um livre bem convertido, onde a bola circunscreveu um arco e bateu no trave antes de entrar para o fundo das redes a guarda de Udoh Anpan David. O feito do jovem avançado do clube luso Desportivo das Aves fez levantar o público guineense que se encontrava nas bancadas do palco da independência.

Os pupilos de Emiliano Té dominaram a grande parte do segundo tempo da partida, fato que resultou nos dois golos, consequentemente no empate a duas bolas.

Presente no estádio, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho) enalteceu a prestação dos ‘Djurtinhos’, tendo garantido que enquanto estiver a frente da FFGB o país estará sempre nas competições da Confederação Africana de Futebol (CAF).

No final do encontro, o selecionador nacional, Emiliano Té queixou do horário do jogo que não era, na sua opinião, favorável aos seus jogadores, justificando assim o domínio nigeriano durante o primeiro tempo da partida.

Té garante ainda que na segunda mão, a Guiné-Bissau dará o seu máximo e promete que os seus rapazes irão demonstrar a identidade futebolística guineense.

Lembrou ainda que os ‘Djurtinhos’ irão enfrentar outros fatores como adeptos num estádio alheio, sublinhando que a Guiné-Bissau tem que ser inteligente em abordar a partida no solo nigeriano.

Para o selecionador sub’20 nigeriano, Paul Aigbogun acredita que a sua equipa fará um bom resultado em casa, apesar de reconhecer a grande qualidade futebolística apresentada pelos comandados do jovem técnico Emiliano Té. E sublinha que a Nigéria não esperará uma partida fácil na segunda mão da eliminatória.

O Capitao nigeriano, Utin Ikouwem Udo disse que a Guiné-Bissau tem uma boa equipa e bons jogadores, mas assegurou que acreditam numa vitória em casa frente aos ‘Djurtinhos’.

Recorde-se que a seleção sub’20 eliminou na pré-eliminatória de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2019), os ‘Shooting Stars’ da Serra Leoa, fruto de uma vitória em casa por 1-0 e empate a zero bolas em Freetown, capital serra-leonesa.

 

 

In O Democrata GB